Fasubra Sindical

Switch to desktop Register Login

Abertura do Seminário dos Hospitais Universitários

 

Mais de 130 trabalhadores técnico-administrativos em educação participaram do evento.

 

Diante da crise nos hospitais universitários, a FASUBRA Sindical realizou nesta sexta feira,  07, o Seminário Nacional dos Hospitais Universitários no Auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo do encontro é realizar o debate sobre o papel do hospital universitário, nos marcos na construção da unidade entre os trabalhadores das instituições. Mais de 130 trabalhadores técnico-administrativos em educação participaram do evento.

 

A mesa de abertura contou com a participação dos coordenadores gerais Gibran Jordão, Leia Oliveira, e representando Rogério Marzola, o coordenador de Educação Mário Guimarães Júnior.

 


 

]Leia apresentou  elementos para subsidiar o debate, como a reflexão do papel do hospital universitário vinculado ao ensino, pesquisa e extensão e a assistência via SUS e a situação antes e pós-Ebserh. Para a coordenadora, além do debate sobre os problemas, a Categoria precisa continuar lutando para que a gestão dos hospitais universitários seja feita pela universidade.

 


 

Mário Júnior pontuou os desafios dos trabalhadores diante da política do governo de redução do financiamento público nas universidades, ampliação da privatização e possível alteração jurídica da Ebserh para transformar em Organização Social. “O nosso projeto de hospital universitário tem que ser um guia”, afirmou o coordenador sobre o papel dos hospitais universitários.

 


 

Para Gibran Jordão, a crise dos hospitais universitários é parte da crise atual no país. “Estamos vivendo uma crise econômica brutal em que os senhores do capital, os grandes empresários, banqueiros em aliança com os governos de plantão desencadearam uma grande ofensiva para saquear direitos sociais e democráticos. Se perdermos essa batalha, estaremos diante de uma derrota histórica”.

 

 

 

Após o pronunciamento dos coordenadores, a diretora Zila Camarões e Neide Dantas (representando Cristina Del Papa) coordenaram a mesa de debates com o tema “A crise dos Hospitais Universitários”.

 

Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical